Dicas: Como iluminar sua casa

 Como iluminar sua casa

Você tem duvidas de como e qual tipo de iluminação usar nos cômodos da sua casa?
Neste post passaremos por todos os cômodos da casa, desde o banheiro até seu quarto, e vamos comentar qual a melhor para cada um deles. Vamos lá? 

Temperatura das lâmpadas 

Você ja teve ter percebido em varias  situações  do dia-a-dia, que a temperatura da lâmpada pode ter esse poder de caracterizar os ambientes. A temperatura da lâmpada é quem pode influenciar nessas sensações e impressões que temos  quando  chegamos  em um local, seja  em nossa própria casa ou  outros lugares que frequentamos. Algumas dicas podem  ajudar nessa escolha! O importante é que  cada ambiente seja beneficiado pela iluminação.


A luz amarela é a preferida para quartos, sala de jantar, sala, entre outros cômodos que você deseja  ter uma sensação de aconchego, relaxamento, tranquilidade e conforto. Em restaurantes, bares e cafés também é interessante usar esse tipo de iluminação, com uma potência não muito forte. 

Tons de branco e neutro, já são mais recomendados para espaços como cozinha, banheiros e escritórios, salas de aula, lojas e outros ambientes  que pedem um nível de atenção maior. 

Já a luz mais azulada, o branco frio, é mais indicada para os ambientes que exija um alto nível de atenção ou que também seja importante destacar a limpeza do local, como clínicas, consultórios, farmácia, hospitais e indústrias.  

Agora que você ja sabe as temperaturas das lâmpadas, vamos observar o melhor para cada ambiente da sua casa;

Banheiro: Uma dica especial é usar plafons para o banheiro, eles trazem um ar de modernidade e também fazem uma melhor distribuição da luz no ambiente. Já para os pontos de destaque , como o espelho, é legal investir em arandelas. Elas, assim como plafon, trazem um ar de modernidade e também uma beleza para seu cômodo. Caso você não queira algo que fique tão evidente como arandela, para não ocupar espaço, você pode optar por uma fita led por traz do espelho, que é mais discreta. 

Cozinha: Nesse cômodo, diferente do banheiro, iremos começar pensando na iluminação geral, a famosa "cozinha americana", e aconselhável colocar luzes sobre bancada, isso trará um conforto maior para o ambiente. Além disso, a iluminação aconselhada nesse caso seria uma de cor quente que deixa o ambiente mais aconchegante


Sala: Neste local é indicado dois tipos de iluminação visto que é o ambiente mais ocupado por todos da casa, e precisa oferecer uma iluminação confortável;

Iluminação direta: Contendo um foco de luz principal é indicado uma luz de tonalidade neutra, recomendando a aplicação de lustres e plafons. 
Iluminação indireta: Nesse caso você poderá usar abajures ou luminárias direcionadas para parede, pois  o objetivo dessa iluminação é apoiar a iluminação direta e evidenciar alguns pontos que você deseja como por exemplo: sanca de gesso no teto, no forro, em detalhes no chão ou como uso de luminárias com filtro fosco, para cor da lâmpada pode-se utilizar a tonalidade de luz amarela. É aconselhável o uso de lâmpadas dimerizáveis pois  dessa forma você poderá ajustar a tonalidade a qualquer momento a depender da necessidade. 

Halls de circulação: A principal função de um hall ou corredor é dar acesso a outro cômodo e permitir a circulação de moradores para dentro e fora da casa. Lâmpadas com sensores de presença são uma opção eficiente para iluminação desse ambiente.
Balizadores favorecem a circulação e orientação no hall. Eles podem ser instalados ao longo do chão como fonte de iluminação secundária, de modo a demarcar o caminho, prefira o uso de cor neutra na iluminação de um hall, geralmente é um local integrado de ambientes e também de acesso a casa.  

Quartos:
Esse ambiente tem como  objetivo transparecer relaxamento, e tranquilidade, por isto, a luz amarela é indicada de forma indireta (fazendo o uso de abajur, luminárias de mesa e trilhos) A utilização de uma luz principal deverá ser posicionada de forma difusa (consiste no uso de lâmpadas não aparentes, que, portanto, não incidem de forma direta em um foco único) em casos de uso de uma penteadeira camarim ou closets é importante  ter uma opção a mais  de luz branca, pois  ela não ira interferir na cor das roupas, maquiagem acessórios e afins.


Quer conhecer nossa loja virtual? Lá você encontrará lindos modelos de lustres, pendentes e plafons para compor a iluminação da sua casa. Acesso o link e aproveite as promoções www.eletricabrasil.com 


Dicas: Como iluminar sua casa Dicas: Como iluminar sua casa Reviewed by Elétrica Brasil on setembro 09, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.